Ir para o conteúdo principal

China Brasil Futebol

  1. Histórias da China >
  2. 10 curiosidades de um jogo de futebol em um estádio chinês!

10 curiosidades de um jogo de futebol em um estádio chinês!

Saiba como são os chineses nas arquibancadas

Estamos na nosso terceiro tour pela China. Já assistimos mais de 20 partidas em diferentes estádios e cidades. Acompanhamos jogos da Super Liga, da Copa da China e Champions League da Ásia.

A cada jogo você vai se acostumando com a forma dos chineses assistirem futebol no estádio, mas com certeza qualquer torcedor brasileiro ia ficar bem surpreso com alguns fatos que acontecem durante os jogos! 


 

1) Nunca vimos um só radinho de pilha
O mais tradicional companheiro do torcedor raiz brasileiro nunca foi visto pela gente em nenhum jogo. 

2) Um olho no campo outro no celular 
90% dos chineses ficam o tempo todo no celular. Basicamente tiram fotos, filmam, compartilham tudo no wechat (o whatsapp deles) e assistem o jogo ao vivo no celular. Funciona quase como uma “segunda tela”

3) Cigarro por todos os lados
Nas arquibancadas, nos corredores e nos banheiros. Os chineses fumam por todo lugar e o tempo todo. Você sai do estádio com a sensação de ter saído daquelas baladas de anos atrás. 

4) Eles riem de tudo 
Chinês acha muita coisa engraçada e durante o jogo não é diferente. Se um jogador do time adversário erra um passe ou perde um gol eles caem na risada! 

5) Eles aplaudem a renda
Isso mesmo, quando o locutor e o placar eletrônico anunciam quanto foi arrecadado na partida os torcedores batem palmas! 

6) Muitas torcidas organizadas
Todos os times tem ao menos 4 torcidas organizadas dentro do estádio. Os caras tem bandeirões, cantam o tempo todo, ficam sempre em pé e tem até charanga! É de causar inveja a muito time de torcedor amendoim do Brasil, viu?

7) Polícia e Exército fazem a segurança
Além dos policiais que cuidam do acesso ao estádio e fazem a revista, o Exército Chinês também está presente durante as partidas. Normalmente ficam dentro do campo. Sua simples presença coíbe qualquer iniciativa de invasão de campo ou de manifestações que transcendam o ambiente do futebol. Por esses e outros fatores nunca observamos uma briga entre torcedores na China.

8) Não existe o “tio do amendoim” 
Isso mesmo, nada de ambulantes dentro do estádio. Em alguns nem mesmo nos corredores internos vendem comida e bebida. Os que vendem tem opções bem fracas: pipoca doce com cara de salgada, refrigerante quente e mais alguns ítens que não conseguimos decifrar! 

9) Inseto frito na saída
Se dentro do estádio as opções são poucas, na saída a fartura de insetos é garantida! Besouro, escorpião e muitos outros insetos são fritos na hora em barraquinhas que lembram o tradicional churrasquinho brasileiro. 

10) Sem camisa oficial para vender 
Essa é uma das maiores decepções. São muito raras as oportunidades de comprar produtos originais dos clubes nos estádios! Em compensação os ambulantes estão por toda volta do estádio vendendo camisas, jaquetas e mantas. Detalhe: 90% das camisas vendidas levam o nome dos brasileiros nas costas. 

Comentários