Ir para o conteúdo principal

China Brasil Futebol

  1. Histórias da China >
  2. É preciso falar sobre Zhang Yuning

É preciso falar sobre Zhang Yuning

O atacante vem mostrando evolução clara no Beijing Guoan

O atacante chinês de 23 anos, camisa 9 do Beijing Guoan de Renato Augusto, vem evoluindo desde que chegou ao tradicional clube da capital da China e mostra sinais que é um dos melhores jogadores do país atualmente.

Nascido em 1997 na província de Zhejiang, o jovem sempre teve o sonho de ser jogador profissional.

Começou atuando na base do Hangzhou Greentown em 2008 e após boas partidas nas “canteras” da equipe verde e nas Seleções de bases da China assinou com o Vitesse em 2015.

Na sua primeira experiência na Europa, o atacante atou em 24 partidas e marcou 3 gols, também tendo uma rápida passagem pelo time B do Vitesse.

Mesmo sem muito destaque em termos de quantidade de gols, Yuning assinou em 2017 com o West Bromwich por três temporadas e foi emprestado de imediato ao Werder Bremen.

Porém não conseguiu a sequência de jogos que deseja na Bundesliga e em 2018 acertou um empréstimo ao Ado Den Haag, retornando assim para a Eredivise.

A expectativa era de mais minutos no futebol holandês, porém uma lesão de ligamento no tornozelo direito frustrou os planos do atacante.

Sem perspectiva de atuar no velho continente, assinou em 2019 com o Beijing Guoan para finalmente atuar profissionalmente em seu país de origem.

Na sua primeira temporada na equipe de Pequim foram 32 jogos, 8 gols e 6 assistências. Ajudando seu time a terminar na vice-liderança da Super Liga e classificando para a Champions League da Ásia de 2020.

Com o retorno do futebol chinês após a pandemia do novo coronavírus, Zhang é titular absoluto do time do técnico Bruno Genésio e mostrando que é um atacante moderno.

Atuando ao lado de Cédric Bakambu na frente, o chinês participa bastante do jogo marcando a saída de bola do adversário e lutando pelo ganho da posse no seu campo ofensivo.

Com 1,3 faltas cometidas por partida de média, ainda é preciso evolução neste quesito, porém a sua disposição para ajudar o time é bastante apreciada pelo treinador e companheiros.

Zhang já foi eleito duas vezes como Homem do Jogo em 2020 e em ambas ocasiões deixou o seu gol.

Até aqui na temporada são 9 jogos, 3 gols e uma assistência. Nas últimas duas partidas da equipe, contra Wuhan Zall e Tianjin TEDA, o jovem balançou as redes.

Seu entrosamento com Jonathan Viera e Renato Augusto, o ajuda a ter chances de gols durante o jogo, mostrando que aperfeiçoando um pouco mais sua pontaria, seu número de gols crescerá bastante.

Cristão e fã confesso do ex-jogador Kaká, Yuning sabe que precisa mostrar muito serviço para atuar na Seleção Chinesa, já que com as naturalizações de Alan, Aloísio e Elkeson, vai precisar estar em alto nível para ser chamado pelo técnico Li Tie.

 

Comentários