Ir para o conteúdo principal

China Brasil Futebol

  1. Histórias da China >
  2. SIPG começa 2017 com 100% de aproveitamento e melhor ataque da China

SIPG começa 2017 com 100% de aproveitamento e melhor ataque da China

Sinal de alerta no Cantão?

O Shanghai SIPG confirma a cada partida disputada que é um dos favoritos nas disputas da Super Liga da China e da Champions Asiática. A equipe comandada por André Villas-Boas tem 100% de aproveitamento na atual temporada e o melhor ataque da China em quantidade e média de gols.

O SIPG disputou seis partidas até o momento e venceu todas. Os 19 gols marcados colocam o time de Hulk, Oscar e Elkeson como o melhor ataque da China. E a média de 3,17 gols por jogo também é a melhor do país.

No comando da equipe de Xangai substituindo o sueco Sven-Göran Eriksson, o português André Villas-Boas tem utilizado um sistema de jogo em que o SIPG ataca de uma forma e defende de outra.

Quando tem a bola nos pés (esq.), a equipe parte em um 4-1-4-1. O volante Cai Huikang fica à frente da dupla de zaga e o meia uzbeque Odil Ahkmedov segue com liberdade ao ataque. Os laterais Fu Huan e Wang Shenchao fazem a ultrapassagem e auxiliam no apoio. No total, o SIPG ataca com sete jogadores no campo adversário.

Na hora de se defender (dir.), a equipe se fecha em 4-2-3-1. Ahkmedov fica ao lado de Cai Huikang e Oscar se aproxima, dando superioridade numérica no meio-campo. Se necessitar do contra-ataque, Hulk e Elkeson podem trocar de posições e assim o ex-Zenit fica com a missão de abrir o caminho da defesa adversária na velocidade.

Tanto o 4-1-4-1 quanto o 4-2-3-1 são oriundos do 4-4-2. E durante as partidas, vê-se muita movimentação da equipe de Xangai. O quarteto ofensivo formado por Hulk, Elkeson, Wu Lei e Oscar que o diga, trocando de posições em vários momentos durante as partidas. Os problemas de recomposição no início do ano foram resolvidos: quatro gols sofridos em seis partidas disputadas.

Tamanha ofensividade e disciplina tática têm dado resultado. Dos 19 gols marcados pelo Shanghai SIPG, 14 saíram dos pés do quarteto de ataque. A equipe lidera a Super Liga da China e o Grupo F da Champions Asiática.

O promissor início da equipe de Hulk, Oscar e Elkeson contrasta com a má fase do hexacampeão Guangzhou Evergrande. Após derrota para o Shandong Luneng de virada na Super Liga e um empate em casa frente o Kawasaki Frontale, o mundo e a China se perguntam: será o SIPG a equipe a desbancar o time comandado por Luiz Felipe Scolari?

A temporada ainda está no início e é difícil fazer projeções para o final do ano. Mas não há dúvidas que o time de André Villas-Boas vem com força total para 2017. E o dia primeiro de abril, a Super Liga da China retorna com a terceira rodada da competição e um jogo mais que aguardado: Guangzhou Evergrande x Shanghai SIPG no Tianhe Stadium. Ainda não será uma final antecipada, mas um forte indício do que vem pela frente na China.

Comentários