Ir para o conteúdo principal

China Brasil Futebol

  1. Histórias da China >
  2. Um novo nome para o Guangzhou R&F e uma lenda do Cantão

Um novo nome para o Guangzhou R&F e uma lenda do Cantão

O novo nome da equipe azul mostra ligação forte com a região do Cantão

Recentemente a Federação Chinesa de Futebol anunciou que em um futuro próximo as equipes do país terão que remover nomes de empresas e assumir nomenclaturas neutras.

Equipes e fãs de times como Shanghai Shenhua, Tianjin TEDA e Beijing Guoan se mostraram logo contrários, pela tradição desses nomes no reconhecimento de identidade das respectivas equipes.

Porém a Federação segue irredutível com a decisão e é provável que já a partir da próxima temporada começaremos a ter times já com nomes mudados.

O Guangzhou R&F é um dos times mais avançados na procura da sua nova identidade.

A equipe azul do Cantão está em dúvida entre Guangzhou City, Guangzhou Bluelions e Guangzhou Fivegoats, com a última opção na "pole position" entre dirigentes e torcedores.

Fivegoats, ou Lenda das Cinco Cabras, é uma história antiga na cidade de Guangzhou e que até hoje é bastante importante na cultura e história da região.

Diz-se que na antiga Guangzhou, houve uma época em que a seca durou muitos anos. A comida era extremamente escassa e as pessoas lutavam para evitar a fome. Um dia, de repente, uma melodia sagrada se espalhou no ar e uma nuvem de cinco cores flutuou no céu, vinda do Mar da China Meridional.

Então, cinco deuses, que usavam roupas de cinco cores diferentes e montavam em cinco cabras de cores diferentes, apareceram com a nuvem, cada um segurando um feixe de trigo com seis hastes. Eles deram o trigo para o povo, deixaram as cinco cabras, e partiram pelas nuvens.

As pessoas espalharam os grãos no chão. A partir de então, Guangzhou teve ventos e chuvas regulares e colheitas abundantes, e as cinco cabras divinas tornaram-se um monumento de pedra, em uma colina da cidade.

Comentários