Ir para o conteúdo principal

China Brasil Futebol

  1. Notícias >
  2. Gil, Felix Magath e a solidez defensiva do Shandong Luneng

Gil, Felix Magath e a solidez defensiva do Shandong Luneng

Sistema defensivo era a grande dor de cabeça da equipe na temporada 2016

Por Leonardo Hartung

Melhor defesa da Super Liga da China 2017, o Shandong Luneng teve sérios problemas no setor durante a temporada anterior. Comparando as dez partidas disputadas na liga nos dois anos, o Shandong sofreu sete gols a menos e ainda melhorou o desempenho ofensivo, com seis gols a mais. Mas como isso foi possível?

Ao assumir a equipe em junho de 2016, o alemão Felix Magath se via na lanterna da Super Liga e a segunda defesa mais vazada com 20 gols sofridos em 12 rodadas. O técnico de 63 anos variou entre o já utilizado 4-2-3-1 e experimentou uma formação com cinco zagueiros, até encontrar a salvação em duas linhas de quatro.

O Shandong passou a jogar em 4-4-1-1, com Walter Montillo atrás de Graziano Pellè. No segundo tempo, o meia argentino deixava o campo para a entrada de Papiss Cissé, e o time passava a jogar em 4-4-2. Apesar da 14ª posição, os 26 gols marcados e 25 sofridos em 18 jogos na “Era Magath” sinalizavam o caminho para a equipe de Jinan.

Jogando em 4-4-2, e nas últimas duas rodadas em 4-4-1-1, o Shandong Luneng é um novo time em 2017. Em dez jogos, a equipe marcou 17 gols e sofreu apenas nove, o que a torna a melhor defesa da Super Liga, empatado com o Shanghai SIPG que tem um jogo a mais na competição.

À esquerda, escalação do Shandong na vitória contra o Guangzhou R&F por 3x0. À direita, escalação do Shandong na vitória por 3x2 sobre o Henan Jianye.

A compactação do Shandong é visível durante as partidas e garante à equipe ser a terceira que menos é atacada, sofrendo 10,7 chutes por jogo. Para efeito de comparação, o Yanbian é o time mais atacado da Super Liga da China sofrendo 17,9 finalizações por jogo.

E o grande líder do setor defensivo é o zagueiro da Seleção Brasileira, Gil. Com dedicação e concentração, o camisa 4 dita o ritmo do setor defensivo do Shandong. E debaixo das traves, o time de Diego Tardelli conta com a ótima fase do goleiro Wang Dalei, que deseja retomar a titularidade da Seleção Chinesa.

 

Comentários