Ir para o conteúdo principal

China Brasil Futebol

  1. Notícias >
  2. Jiangsu, atual vice-campeão chinês, sofre com bipolaridade de resultados em 2017

Jiangsu, atual vice-campeão chinês, sofre com bipolaridade de resultados em 2017

Ramires e Alex Teixeira se destacam em meio a campanhas díspares na Super Liga da China e Champions Asiática

Por Leonardo Hartung

O Jiangsu Suning experimenta euforia inédita na disputa da Champions Asiática, ao mesmo tempo em que está em depressão na Super Liga da China. Enquanto a equipe de Alex Teixeira e Ramires tem uma das melhores campanhas na fase de grupos da competição continental, amarga a lanterna da elite do futebol chinês. E o motivo está na maneira como o Jiangsu joga.

Apesar de ter a quarta maior posse de bola da Super Liga de 2016 (53,07%), quando foi vice-campeão, o Jiangsu já mostrava na última temporada nítidas dificuldades quando era obrigado a propor o jogo. Os rápidos e letais contra-ataques da dupla sul-americana Alex Teixeira e Roger Martínez eram o grande trunfo da equipe.

Em 2017, o Jiangsu tem enfrentado ainda mais dificuldades quando encara equipes que se fecham e é obrigado a propor o jogo. O resultado tem sido desanimador. Dos seis jogos na atual edição da Super Liga, o Jiangsu perdeu quatro e empatou duas vezes, marcando apenas quatro gols e sofrendo outros 12. Resultando em um total de 11% de aproveitamento.

Já na Champions Asiática, o time joga do jeito que sabe melhor: sem a bola, esperando os contra-ataques ao enfrentar equipes que cadenciam o jogo. Com uma média de apenas 36% de posse de bola, a equipe marcou oito gols e sofreu apenas três. Em cinco jogos, o Jiangsu venceu quatro partidas e perdeu apenas uma, tendo um aproveitamento de 80%. Obteve, na 4ª rodada, a classificação antecipada e inédita para a as oitavas de final continental.

O técnico Choi Yong-Soo busca uma solução para tamanho desequilíbrio de desempenhos e resultados. E conta com dois dos principais brasileiros em ação na Super Liga da China: Ramires e Alex Teixeira.

Eles são o ponto forte da equipe, inclusive marcando muitos gols. A dupla fez nove dos 12 gols da equipe no ano. Ramires é o artilheiro da equipe na temporada 2017 com cinco gols, um a mais que o vice-líder Alex Teixeira, autor de quatro.

Comentários