Ir para o conteúdo principal

China Brasil Futebol

  1. Notícias >
  2. O Guia do Chinesão 2021

O Guia do Chinesão 2021

Todas as informações da temporada e as expectativas dos 16 clubes

A Super Liga da China está de volta!

No próximo dia 20/04 a elite do futebol no país da muralha começa a batalhar pelo título de campeão nacional.

Após muitas incertezas, dúvidas e informações, a Federação do país resolveu disputar a primeira metade da competição em duas bolhas localizadas em Guangzhou e Suzhou e divulgou somente as primeiras 14 rodadas dos dois grupos.

Com isso, caso no segundo semestre a questão da pandemia esteja menos preocupante (ou quem sabe resolvida) a tabela dos demais jogos serão liberados e só aí saberemos se o formato será semelhante ao de 2020 com mata-mata até a final ou o tradicional pontos corridos.

Os times em cada bolha

As equipes alocadas para Guangzhou são: Shandong Taishan (Luneng), Chongqing Athletic (Lifan), Henan Longmen (Jianye), Guangzhou City (R&F), Guangzhou FC (Evergrande), Shenzhen FC, Qingdao FC e Cangzhou Lions (Shijiazhuang).

Já as que ficão em Suzhou são: Beijing Guoan, Shanghai Port (SIPG), Shanghai Shenhua, Hebei FC, Tianjin Tigers (TEDA), Dalian Pro, Changchun Yatai e Wuhan FC (Zall).

Sobre rebaixamento

É importante lembrar que nessa temporada não teremos rebaixamento direto pela Super Liga, já que a Federação quer fazer uma expansão para que vá dos atuais 16 clubes para 20 em 2023.

Ou seja, os dois piores times desta temporada disputarão um quadrangular com os terceiro e quarto colocados da China League One, a segunda divisão do país.
 

Guia de cada equipe

Beijing Guoan

Contratações destaque: Slaven Bilic (técnico) e Lucas Souza

Saídas destaque: Ninguém

Expectativa: O Guoan sabe que não vai contar com Renato Augusto para o começo da Super Liga pois o mesmo não conseguiu aprovação para sair do Brasil e entrar na China. Apesar de não contar com o seu melhor jogador, o problema da equipe continua sendo a defesa e sem reforçar esse setor tende a brigar por vaga na Champions League da Ásia em 2022.


Cangzhou Mighty Lions

Contratações destaque: Adama Diomande (ex-LAFC), Abduhamit Abdugheni, Xie Pengfe e Luo Jing (todos ex-Jiangsu Suning)

Saídas destaque: Matheus e Rômulo

Expectativa: Apesar de ter herdado a vaga na elite por conta da saída do Jiangsu Suning, o Cangzhou é uma equipe regular e que se reforçou bem com três jogadores que estavam no elenco campeão em 2020. É provável que fique na parte de baixo da tabela e consiga se safar de um novo rebaixamento.


Changchun Yatai

Contratações destaque: Júnior Negrão e Erik

Saídas destaque: Lucas Souza

Expectativa: Atual campeão da China League One, o Yatai tem uma defesa sólida e reforçou bem o seu ataque. A equipe ainda conta com o meia Serginho, ex-América-MG. É provável que consiga disputar um campeonato para ficar no meio da tabela.


Chongqing Athletic

Contratações destaque: Miller Bolaños

Saídas destaque: Adrian Mierzejewski

Expectativa: Sem Alan Kardec e Mierzejewski a situação do Chongqing vai ser bem difícil, porém a equipe ainda conta com Fernandinho, Marcelo Cirino e Marcinho no elenco para conseguir uma força na luta contra as últimas posições.


Dalian Pro

Contratações destaque: Ninguém

Saídas destaque: Salomon Rondon e Marek Hamsik

Expectativa: Sem reposições à altura das perdas do elenco e ainda sem poder contar com o volante Jailson, apesar do elenco jovem e com potencial, o Dalian vai ter um campeonato todo lutando contra as últimas posições.


Guangzhou FC

Contratações destaque: Ninguém

Saídas destaque: Ninguém

Expectativa: Com o melhor elenco do país, o time de Fabio Cannavaro é candidato ao título da competição. Contudo, ainda não poderá contar com Paulinho e Anderson Talisca que ainda estão no Brasil. Mas continuam fortes com Aloísio, Alan, Elkeson, Ricardo Goulart e Fernandinho à disposição.


Guangzhou City

Contratações destaque: Jean-Paul van Gastel (técnico), Guilherme, Gustav Svensson, Jown Cardona e Tiago Leonço

Saídas destaque: Renatinho, Dia Saba e Eran Zahavi

Expectativa: Com uma reformulação enorme do meio pra frente, mas ainda sem grandes reforços para a defesa, o City deve continuar no meio de tabela para a temporada 2021.


Hebei

Contratações destaque: Ninguém

Saídas destaque: Ricardo Goulart

Expectativa: Com Marcão e Paulinho (ex-Portimonense) como destaques em 2020, o Hebei teve um ano bom e até certo ponto surpreendente, porém a equipe precisa repetir as boas atuações para não passar sustos esse ano.


Henan Longmen

Contratações destaque: Buya Turay e Toni Sunjic

Saídas destaque: Christian Bassogog

Expectativa: Com Henrique Dourado e Ivo, o Henan tende a fazer um campeonato tranquilo e evitar os perigos da disputa contra o rebaixamento.


Qingdao FC

Contratações destaque: Fredrik Ulvestad, Denis Popovic e Dejan Radonjic

Saídas destaque: Joseph Minala

Expectativa: Apesar do bom início ano passado, o Qingdao perdeu o fôlego e quase foi rebaixado. O time reforçou a defesa, o meio e o ataque, e manteve Romain Alessandrini. Agora fica a dúvida pra saber qual Qingdao teremos: o do começo de 2020 ou o do fim.


Shandong Taishan

Contratações destaque: Leonardo, Shi Ke e Son Jun-ho

Saídas destaque: Ninguém

Expectativa: Mesmo sem contar com Moisés e Roger Guedes para o início, o Shandong é um grande candidato ao título já que conta com Marouane Fellaini e vários jogadores da Seleção Chinesa para ir somando vitórias.


Shanghai Shenhua

Contratações destaque: Christian Bassogog, Adrian Mierzejewski e Matej Jonjic

Saídas destaque: Stephan El Shaarawy, Stephane M’Bia e Obafemi Martins

Expectativa: Já tendo uma equipe de muita experiência e de média alta de idade, o Shenhua adicionou peças já tarimbadas do futebol chinês em seu elenco. É provável que lute por vaga na Champions Asiática.


Shanghai Port

Contratações destaque: Ninguém

Saídas destaque: Hulk e Shi Ke

Expectativa: Com Oscar, Ricardo Lopes e Arnautovic comandando a parte ofensiva do clube, o Port perdeu um grande pilar na defesa em Shi Ke e não adicionou grandes peças em seu elenco. É provável que lute por vaga na Champions Asiática.


Shenzhen FC

Contratações destaque: Juan Quintero, Alan Kardec, Mubarak Wakaso e Frank Acheampong

Saídas destaque: Thievy Bifouma, Dyego Sousa. Harold Preciado e John Mary

Expectativa: Com um bom investimento e a chegada de ótimos nomes, o Shenzhen tem tudo para ser a grande surpresa do ano na China sob o comando de Jordi Cruyff.


Tianjin Tigers

Contratações destaque: Tamas Kadar e Odil Akhmedov

Saídas destaque: Sandro Lima, Felix Bastians e Frank Acheampong

Expectativa: Sem ainda saber se conta com Tiquinho Soares, que colocou o clube na justiça por falta de pagamentos, e com a quase falência da instituição, o Tianjin é muito candidato ao rebaixamento.


Wuhan FC

Contratações destaque: Stephane M’Bia

Saídas destaque: Ninguém

Expectativa: Sem Leo Baptistão e Rafael Silva que estão no Brasil, o Wuhan terá no técnico Li Xiaopeng e no atacante Evrard Kouassi seus grandes destaques para evitar a parte de baixo da tabela.

Comentários