Ir para o conteúdo principal

China Brasil Futebol

  1. Notícias >
  2. Ricardo Goulart merece ser testado por Tite na Seleção Brasileira

Ricardo Goulart merece ser testado por Tite na Seleção Brasileira

Desempenho, títulos e números do atacante justificam convocação

Por Leonardo Hartung

Não é de hoje que Ricardo Goulart se destaca com a camisa 11 do Guangzhou Evergrande. Desde janeiro de 2015, quando chegou à equipe do Cantão, o atacante ex-Cruzeiro fez 61 gols em 99 jogos nas três temporadas que disputou na China.

Os números na Ásia superam, e muito, os 34 gols marcados em 99 partidas disputadas (dados do FutDados) enquanto esteve no Cruzeiro entre 2013 e 2014. Ricardo Goulart ainda foi escolhido o melhor jogador do futebol chinês nos últimos dois anos, segundo a Federação do país.

Em 2016, o jogador foi o artilheiro da Super Liga da China com 19 gols em 29 partidas e o artilheiro do Evergrande na temporada com 28 gols em 43 jogos. Em 2017, Goulart tem seis gols em onze jogos e é o artilheiro da equipe, empatado com o também brasileiro Alan.

Apesar de 14 dos seus 19 gols na primeira divisão chinesa em 2016 terem sido dentro da área, Ricardo Goulart não é a referência no ataque do Evergrande. O atacante ex-Cruzeiro joga atrás do centroavante (geralmente Gao Lin) e transita entre direita, esquerda e centro do campo, se apresentando para participar da construção das jogadas do Evergrande.

Quando percebe espaços na defesa, o atacante de 25 anos então inicia seu deslocamento até a área adversária. Gao Lin, ou quem estiver na referência, puxa a marcação e Ricardo Goulart faz a ultrapassagem por trás para balançar as redes. Não é raro ver esta cena durante os jogos do Guangzhou Evergrande.

Esquema do Guangzhou Evergrande na vitória contra o Tianjin Teda: Ricardo Goulart sempre atrás da referência no ataque

Além do faro de gols, Ricardo Goulart também mostra nos números sua participação em campo. Em 2016, o atacante deu nove assistências, enquanto na atual temporada já são quatro passes para gols em onze jogos.

Após as boas apresentações de Paulinho e Renato Augusto com a camisa da Seleção Brasileira, os jogadores do futebol chinês vêem suas chances de convocação aumentarem. E se tem alguém no país asiático que merece uma oportunidade, ele se chama Ricardo Goulart.

Comentários